terça-feira, 9 de março de 2010

Apple apresenta sua tablet: o iPad
O produto foi introduzido nesta quarta-feira (27) por Steve Jobs, presidente da empresa
REDAÇÃO ÉPOCA

Steve Jobs, presidente da Apple, mostrou nesta quarta-feira (27) a esperada tablet da empresa, que acabou batizada como iPad. Segundo Jobs, o novo produto é um aparelho intermediário entre laptops e smartphones. "E para que isso pudesse existir deveria ser melhor que ambos em alguns pontos", explicou. "Como navegar na web, escreverr emails, apreciar e compartilhar fotos, assistir vídeos, ouvir música, jogar e ler livros eletrônicos". Jobs considera que o iPad é um aparelho melhor para todas essas atividades. Várias vezes chamou o novo dispositivo de "mágico".

AP Photo/Apple Inc.

O design do iPad parece o de um iPhone aumentado. Possui uma tela de 24,6 centímetros, com suporte para multitoque (assim como a tela do iPhone). A espessura é de 12,7 cm e o aparelho pesa 680 gramas. O processador, produzido pela própria Apple, é de 1Ghz. O iPad começará a ser comercializado em dois meses. O modelo mais barato, com 16GB de memória e sem conexão 3G, vai custar US$ 499 (cerca de R$ 913). No modelo mais caro, com 64GB e conexão 3G, o valor sobe para US$ 829 (cerca de R$ 1.517). Há ainda a opção de 32GB. Todos os iPads possuem Wi-fi, mas os modelos 3G - todos desbloqueados - são opcionais.

Jobs prometeu uma bateria de 10 horas para o iPad – “Posso pegar um voo de São Francisco para Tóquio e assistir a vídeos o tempo todo” -, ou, em modo de espera, mais de um mês de carga. Historicamente a duração da bateria é um dos pontos mais exagerados nas apresentações de novos dispositivos eletrônicos.

Um dos principais pontos sobre o novo produto é de que o aparelho será capaz de rodar os centenas de milhares de aplicativos já produzido para iPhone e disponíveis para compra na internet. Esse intercâmbio poderá ser feito simulando o tamanho de tela de um iPhone dentro do iPad ou ocupando todo o display. Scott Forstall, vice-presidente de software para iPhone da Apple, afirmou que quem já possuir o celular poderá passar todos seus aplicativos para o iPad. “Nós reescrevemos todos as nossas apps para essa tela”, disse Scott. Steve também mostrou novas versões de aplicativos clássicos da Apple, como o iTunes e o iWork.

Com o iPad a Apple pretende ainda entrar em dois mercados altamente lucrativos: primeiro o multibilionário mercado de jogos. Empresas já estão desenvolvendo jogos especialmente para o iPad e sua tela sensível, embora os gráficos ainda sejam convencionais. Segundo: o crescente mercado de livros digitais, criando em parte pelo e-reader Kindle, daAmazon. A Apple preparou um aplicativo, o iBook, e uma loja online de livros para o iPad. Ao contrário do formato fechado e proprietário do Kindle, entretanto – uma das principais críticas ao produto –, o programa da Apple é baseado no EPUB, um padrão livre e aberto para livros eletrônicos.

Antes de apresentar o iPad, Jobs afirmou que a Apple é a maior empresa de aparelhos móveis do planeta. “Maior que a Sony, maior que a Samsung, e, em receita, maior até do que a Nokia.”

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